Project Description

O projeto de comunicação 7 Maravilhas à Mesa®, teve como principal objetivo a promoção do melhor que uma região pode oferecer através da gastronomia e dos vinhos, fomentando o turismo e as experiências associadas ao território.

Nesta eleição os portugueses votaram o prazer de estar à mesa e também o prazer de ir para lá, de lá chegar, de lá estar. De comer, de beber e de experenciar um roteiro turístico, desfrutando do melhor que a vida tem para nos oferecer.

Foi assegurado a harmonia entre a gastronomia com os vinhos, mas também com o prazer de percorrer o país, descobrindo os encantos do enoturismo.

As candidaturas a concurso foram as “mesas”, mas num conceito alargado, que inclui o melhor que uma região tem para oferecer: os seus pratos, vinhos, pão, azeite ou queijos, mas também aquilo que pode ser visitado como uma adega ou lagar, um museu ou um percurso pedestre.

Todas as regiões de Portugal, disputaram com Mesas o título de Maravilha!

A votação, auditada pela PwC, decorreu entre 20 de julho e 16 de setembro de 2018, registou cerca de 486 mil votos e foram eleitas como as 7 Maravilhas à Mesa®:

  1. Mesa de Albufeira – Mar de Olhos de Água
  2. Mesa da Bairrada ao Mondego (Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova)
  3. Mesa das Lajes do Pico – Capital da Cultura da Baleia
  4. Mesa das Terras da Chanfana (Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares)
  5. Mesa de Mirandela – Maria Rita do Romeu
  6. Mesa de Monção – Cordeiro à Moda de Monção
  7. Mesa de Vila Real
FINALISTAS
VENCEDORES

Vencedores

Finalistas

Gala Final

Desde 2007 a Promover a Identidade Nacional

Desde 2007 que as 7 Maravilhas® divulgam e comunicam os valores positivos de uma Identidade Nacional forte – causas nacionais reconhecidas.
Através desta experiência em que as pessoas gostam de participar ativamente nas votações, investem energia emocional e através dela criamos Memória Global.