Project Description

O projeto de comunicação 7 Maravilhas Doces de Portugal®, teve como principal objeto o envolvimento dos Portugueses na eleição e identificação da melhor doçaria de Portugal.

A grande aposta deste ano foi a Inovação à base de produtos endógenos, incentivando ao empreendedorismo local. A tradição, a importância económica, social e cultural dos doces foram também critérios preponderantes.

Esta eleição permitiu valorizar e destacar não só a pastelaria nacional, como as profissões a ela associada.

Por isso, desenvolvemos um concurso paralelo e desafiamos os candidatos à profissão de pasteleiro a criar um doce, com 7 camadas, os 7 sabores mais representativos do nosso país, de forma a estimular a criatividade e o gosto dos jovens cozinheiros/pasteleiros por esta área, cada vez mais criativa e desafiante em Portugal.

Foram centenas de doces que se candidataram às 7 Maravilhas e que viram só na candidatura uma oportunidade de serem colocados no mapa.
A nossa doçaria é riquíssima e esta eleição comprovou isso, com os dois pilares do projeto bem representados, tanto na tradição como na inovação.
A televisão pública associou-se mais uma vez ao projeto das 7 Maravilhas, o que permitiu revelar em antena elementos diferenciados da nossa identidade nacional, sobretudo relacionados com o património da doçaria portuguesa, uma área onde tradição rima com inovação.
De norte a sul, Madeira e Açores incluídos, distrito a distrito, as equipas da RTP foram procurar a origem e a história dos doces mais emblemáticos do país, recriações de velhas receitas de outros tempos, trabalhados por mãos sábias ao longo de séculos; novas propostas que juntam a criatividade dos milhares de profissionais de pastelaria à diversidade de produtos endógenos locais, dois fatores que garantem a riqueza e a diversidade da doçaria nacional.
A votação, auditada pela PwC, teve várias fases e eliminatórias que decorreram entre 2 de julho e 7 de setembro de 2019, registou mais de 1 milhão de votos e foram eleitos como as 7 Maravilhas Doces de Portugal®:
  1. Amêndoa Coberta de Moncorvo IGP – BRAGANÇA
  2. Bolinhol de Vizela – BRAGA
  3. Charutos dos Arcos – VIANA DO CASTELO
  4. Crista de Galo – VILA REAL
  5. Folar de Olhão – FARO
  6. Mel Biológico do Parque Natural de Montesinho – BRAGANÇA
  7. Roscas de Monção – VIANA DO CASTELO
FINALISTAS
VENCEDORES

Vencedores

Finalistas

Desde 2007 a Promover a Identidade Nacional

Desde 2007 que as 7 Maravilhas® divulgam e comunicam os valores positivos de uma Identidade Nacional forte – causas nacionais reconhecidas.
Através desta experiência em que as pessoas gostam de participar ativamente nas votações, investem energia emocional e através dela criamos Memória Global.

Televisão Oficial

Alto Patrocínio

OVOS OFICIAIS MATINADOS

CAFÉ OFICIAL SICAL

FARINHA OFICIAL BRANCA DE NEVE

CARRO OFICIAL MITSUBISHI

BRINDE OFICIAL FAVAIOS

TROFÉU OFICIAL

AUDITORES

Conselho Científico