Project Description
MESA DE ALIJÓ
Mesa Finalista

Freguesia: Alijó
Concelho: Alijó
Região: Norte
Região Vinícola: Douro
“Alijó à Mesa” pretende demonstrar uma harmonização onde se apresentam os melhores produtos endógenos. A perdiz é um produto de caça de excelência, os peixinhos do rio que nos contam tantas histórias sobre o Douro, o melhor vinho produzido nas encostas verdejantes dos imensos socalcos repletos de “sangue suor e lágrimas”, o melhor azeite a ser apreciado num pão tão diversificado e característico com sabor puro e ainda artesanal, tudo isto aliado à melhor e mais bela paisagem vinhateira do Mundo, não poderia deixar de ser logo à partida um factor de sucesso! A Mesa é composta pelo Pão esse produto tão português e tão variado e ainda hoje confecionado em fornos a lenha: – O famoso Trigo de quatro cantos de Favaios, o Pão de Centeio da zona norte e o Pão de Azeitona de Santa Eugénia, terra de azeites. Os tradicionais Peixinhos do Rio em Escabeche, apreciado petisco oriundo dos rios Douro e Tua ao qual se junta um premiado espumante. A Perdiz, prato de caça digno de Rei, estufada com uvas, míscaros do campo e aromatizada com um excelente Vinho do Porto, acompanhado por um grande vinho tinto do Douro, DOC.
A entidade promotora da ALIJÓ À MESA é o MUNICÍPIO DE ALIJÓ.
CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA
GASTRONOMIA
VINHOS E AZEITES
Para a confecção do prato de caça foi escolhido, o Vinho do Porto de excelência feito a partir de vinhas centenárias na Quinta das Carvalhas, da Real C.ª Velha que é a empresa mais antiga de Portugal.
Os dois deliciosos azeites do Douro utilizados na confecção dos pratos, foram produzidos no concelho, em lagar licenciado com n.º8626 com a respetiva licença n.ºT/43/2003.