Project Description
Com as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias quisemos mostrar um Portugal que inspira. Um Portugal que se renovou, que tem casos de sucesso, que tem gente que mudou de vida e que se afirma tendo por base os valores da proximidade, da simplicidade, da autenticidade, daquilo que é criado por pessoas1 e para pessoas.
Tivemos como objetivo demonstrar que o território fora dos centros urbanos é uma fonte de oportunidades; explorar o património histórico, natural, gastronómico e… as pessoas; e olhar para um território cheio de diversidade, de tradição e de encanto.
Apesar de estarmos no ambiente peculiar e restrito de aldeias, muitas vezes no interior do país, esse fator foi o fator decisivo nas histórias que encontrámos e mostramos. Dois terços do nosso território são interior e espaços não urbanos e é sobre o papel que esse território tem na afirmação do país, que nos debruçamos.
A votação, auditada pela PwC, decorreu entre 9 de julho e a 3 de setembro de 2017, com cerca de 665 mil votos registados, elegeu como as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias:

- Castelo Rodrigo (Aldeias Autênticas)
- Dornes (Aldeias Ribeirinhas)
- Fajã dos Cubres (Aldeias de Mar)
- Monsaraz (Aldeias Monumento)
- Piódão (Aldeias Remotas)
- Rio de Onor (Aldeias em Áreas Protegidas)
- Sistelo (Aldeias Rurais)
Vencedores
Finalistas
Aldeias Autênticas
Aldeias de Mar
Aldeias em Áreas Protegidas
Aldeias Monumento
Aldeias Ribeirinhas
Aldeias Rurais
Aldeias Remotas

Desde 2007 a Promover a Identidade Nacional
Desde 2007 que as 7 Maravilhas® divulgam e comunicam os valores positivos de uma Identidade Nacional forte – causas nacionais reconhecidas.
Através desta experiência em que as pessoas gostam de participar ativamente nas votações, investem energia emocional e através dela criamos Memória Global.