Project Description

Com as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias quisemos mostrar um Portugal que inspira. Um Portugal que se renovou, que tem casos de sucesso, que tem gente que mudou de vida e que se afirma tendo por base os valores da proximidade, da simplicidade, da autenticidade, daquilo que é criado por pessoas1 e para pessoas.

Tivemos como objetivo demonstrar que o território fora dos centros urbanos é uma fonte de oportunidades; explorar o património histórico, natural, gastronómico e… as pessoas; e olhar para um território cheio de diversidade, de tradição e de encanto.

Apesar de estarmos no ambiente peculiar e restrito de aldeias, muitas vezes no interior do país, esse fator foi o fator decisivo nas histórias que encontrámos e mostramos. Dois terços do nosso território são interior e espaços não urbanos e é sobre o papel que esse território tem na afirmação do país, que nos debruçamos.

A votação, auditada pela PwC, decorreu entre 9 de julho e a 3 de setembro de 2017, com cerca de 665 mil votos registados, elegeu como as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias:

  1. Castelo Rodrigo (Aldeias Autênticas)
  2. Dornes (Aldeias Ribeirinhas)
  3. Fajã dos Cubres (Aldeias de Mar)
  4. Monsaraz (Aldeias Monumento)
  5. Piódão (Aldeias Remotas)
  6. Rio de Onor (Aldeias em Áreas Protegidas)
  7. Sistelo (Aldeias Rurais)
FINALISTAS
VENCEDORES

Vencedores

Finalistas

Aldeias Autênticas

Aldeias de Mar

Aldeias em Áreas Protegidas

Aldeias Monumento

Aldeias Ribeirinhas

Aldeias Rurais

Aldeias Remotas

Gala Final

Desde 2007 a Promover a Identidade Nacional

Desde 2007 que as 7 Maravilhas® divulgam e comunicam os valores positivos de uma Identidade Nacional forte – causas nacionais reconhecidas.
Através desta experiência em que as pessoas gostam de participar ativamente nas votações, investem energia emocional e através dela criamos Memória Global.