Project Description

O projeto de comunicação 7 Maravilhas Doces de Portugal®, teve como principal objeto o envolvimento dos Portugueses na eleição e identificação da melhor doçaria de Portugal.

A grande aposta deste ano foi a Inovação à base de produtos endógenos, incentivando ao empreendedorismo local. A tradição, a importância económica, social e cultural dos doces foram também critérios preponderantes.

Esta eleição permitiu valorizar e destacar não só a pastelaria nacional, como as profissões a ela associada.

Por isso, desenvolvemos um concurso paralelo e desafiamos os candidatos à profissão de pasteleiro a criar um doce, com 7 camadas, os 7 sabores mais representativos do nosso país, de forma a estimular a criatividade e o gosto dos jovens cozinheiros/pasteleiros por esta área, cada vez mais criativa e desafiante em Portugal.

Foram centenas de doces que se candidataram às 7 Maravilhas e que viram só na candidatura uma oportunidade de serem colocados no mapa.
A nossa doçaria é riquíssima e esta eleição comprovou isso, com os dois pilares do projeto bem representados, tanto na tradição como na inovação.
A televisão pública associou-se mais uma vez ao projeto das 7 Maravilhas, o que permitiu revelar em antena elementos diferenciados da nossa identidade nacional, sobretudo relacionados com o património da doçaria portuguesa, uma área onde tradição rima com inovação.
De norte a sul, Madeira e Açores incluídos, distrito a distrito, as equipas da RTP foram procurar a origem e a história dos doces mais emblemáticos do país, recriações de velhas receitas de outros tempos, trabalhados por mãos sábias ao longo de séculos; novas propostas que juntam a criatividade dos milhares de profissionais de pastelaria à diversidade de produtos endógenos locais, dois fatores que garantem a riqueza e a diversidade da doçaria nacional.
A votação, auditada pela PwC, teve várias fases e eliminatórias que decorreram entre 2 de julho e 7 de setembro de 2019, registou mais de 1 milhão de votos e foram eleitos como as 7 Maravilhas Doces de Portugal®:
  1. Amêndoa Coberta de Moncorvo IGP – BRAGANÇA
  2. Bolinhol de Vizela – BRAGA
  3. Charutos dos Arcos – VIANA DO CASTELO
  4. Crista de Galo – VILA REAL
  5. Folar de Olhão – FARO
  6. Mel Biológico do Parque Natural de Montesinho – BRAGANÇA
  7. Roscas de Monção – VIANA DO CASTELO
FINALISTAS
VENCEDORES

Vencedores

Finalistas

Desde 2007 a Promover a Identidade Nacional

Desde 2007 que as 7 Maravilhas® divulgam e comunicam os valores positivos de uma Identidade Nacional forte – causas nacionais reconhecidas.
Através desta experiência em que as pessoas gostam de participar ativamente nas votações, investem energia emocional e através dela criamos Memória Global.