Project Description
Após a divulgação e promoção do património histórico e natural do nosso país, o ano de 2011 foi dedicado à Gastronomia, um dos grandes valores e paixão dos portugueses. A eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia divulgou e promoveu o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade, pelos sabores únicos e qualidade dos produtos com que os pratos são confecionados.
As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural, e são um fator decisivo na escolha de Portugal como destino turístico. Foi promovido e salvaguardado o receituário português, garantindo o seu caráter genuíno e promovendo os produtos agrícolas de superior qualidade, privilegiando a diversidade regional.
Os 21 pratos finalistas foram organizados por 7 categorias: Entradas, Sopas, Marisco, Peixe, Caça, Carne e Doces mas foram eleitas pelo maior número de votos, independentemente da categoria.
A votação, auditada pela PwC, decorreu entre 7 de maio e 7 de setembro de 2011 e foram registados 899.069 votos.
As eleitas por votação pública como as 7 Maravilhas da Gastronomia® são:

- Alheira de Mirandela IG (Entradas)
- Queijo Serra da Estrela – DOP (Entradas)
- Caldo Verde (Sopa)
- Arroz de Marisco (Marisco)
- Sardinha Assada (Peixe)
- Leitão da Bairrada (Carne)
- Pastel de Belém (Doces)
Vencedores
Finalistas

Desde 2007 a Promover a Identidade Nacional
Desde 2007 que as 7 Maravilhas® divulgam e comunicam os valores positivos de uma Identidade Nacional forte – causas nacionais reconhecidas.
É através desta experiência na qual as pessoas participam ativamente nas votações e investem energia emocional, que criamos Memória Global.