Project Description

Após a divulgação e promoção do património histórico e natural do nosso país, o ano de 2011 foi dedicado à Gastronomia, um dos grandes valores e paixão dos portugueses. A eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia divulgou e promoveu o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade, pelos sabores únicos e qualidade dos produtos com que os pratos são confecionados.

As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural, e são um fator decisivo na escolha de Portugal como destino turístico. Foi promovido e salvaguardado o receituário português, garantindo o seu caráter genuíno e promovendo os produtos agrícolas de superior qualidade, privilegiando a diversidade regional.

Os 21 pratos finalistas foram organizados por 7 categorias: Entradas, Sopas, Marisco, Peixe, Caça, Carne e Doces mas foram eleitas pelo maior número de votos, independentemente da categoria.

A votação, auditada pela PwC, decorreu entre 7 de maio e 7 de setembro de 2011 e foram registados 899.069 votos.

As eleitas por votação pública como as 7 Maravilhas da Gastronomia® são:

  1. Alheira de Mirandela (IG)
  2. Queijo Serra da Estrela – DOP (Entradas)
  3. Caldo Verde (Sopa)
  4. Arroz de Marisco (Marisco)
  5. Sardinha Assada (Peixe)
  6. Leitão da Bairrada (Carne)
  7. Pastel de Belém (Doces)
FINALISTAS
VENCEDORES

Vencedores

Finalistas

Desde 2007 a Promover a Identidade Nacional

Desde 2007 que as 7 Maravilhas® divulgam e comunicam os valores positivos de uma Identidade Nacional forte – causas nacionais reconhecidas.
É através desta experiência na qual as pessoas participam ativamente nas votações e investem energia emocional, que criamos Memória Global.