Project Description

Após a divulgação e promoção do património histórico e natural do nosso país, o ano de 2011 foi dedicado à Gastronomia, um dos grandes valores e paixão dos portugueses. A eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia® divulgou e promoveu o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade, pelos sabores únicos e qualidade dos produtos com que os pratos são confecionados.

As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural, e são fator decisivo na escolha de Portugal como destino turístico. Foi promovido e salvaguardado o receituário português, garantindo o seu carácter genuíno, promovendo os produtos agrícolas de superior qualidade e privilegiando a diversidade regional.

Os 21 pratos finalistas foram organizados por 7 categorias: Entradas, Sopas, Marisco, Peixe, Caça, Carne e Doces mas foram eleitas pelo maior número de votos, independentemente da categoria.

A votação, auditada pela PwC, decorreu entre 7 de maio e 7 de setembro de 2011 e foram registados 899.069 votos.

As eleitas por votação pública como as 7 Maravilhas da Gastronomia® são:

  1. Alheira de Mirandela (IG)
  2. Queijo Serra da Estrela – DOP (Entradas)
  3. Caldo Verde (Sopa)
  4. Arroz de Marisco (Marisco)
  5. Sardinha Assada (Peixe)
  6. Leitão da Bairrada (Carne)
  7. Pastel de Belém (Doces)
FINALISTAS
VENCEDORES

Vencedores

Desde 2007 a Promover a Identidade Nacional

Desde 2007 que as 7 Maravilhas® divulgam e comunicam os valores positivos de uma Identidade Nacional forte – causas nacionais reconhecidas.
Através desta experiência em que as pessoas gostam de participar ativamente nas votações, investem energia emocional e através dela criamos Memória Global.