Project Description
As 7 Maravilhas® continuaram a promover os grandes valores da identidade nacional com a eleição em 2012 das 7 Maravilhas – Praias de Portugal®. A escolha das mais maravilhosas praias do nosso país voltou a estar nas mãos dos portugueses, com um modelo de seleção e votação semelhante ao de edições anteriores.
A eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal® centrou-se em três eixos estratégicos: Ambiente, Turismo e Água. Este foi um projeto que promoveu as praias nacionais, de forma a preservar a sua beleza e unicidade. A preocupação ambiental faz já parte da missão das 7 Maravilhas®, desde a eleição em 2010 das 7 Maravilhas Naturais de Portugal®.
Um dos principais motivos para a escolha de Portugal como destino turístico são as nossas praias. Com o mar, as praias, as falésias, os rios e as albufeiras, dispomos de recursos ambientais de alto valor, que proporcionam riqueza económica, através das pescas, da exploração dos recursos hídricos e do turismo.
Também a prática desportiva nas nossas águas é uma fonte de bem-estar das populações, sendo o nosso país reconhecido internacionalmente como destino de excelência para a prática de desportos como o surf, windsurf, kitesurf, wakeboard, etc.
A votação, auditada pela PwC, decorreu entre 6 de Maio e 7 de Setembro de 2012, com cerca de 622 mil votos registados, e as eleitas como 7 Maravilhas – Praias de Portugal® são:

- Lagoa do Fogo (Praias Selvagens)
- Praia da Zambujeira do Mar (Praias Urbanas)
- Praia de Odeceixe (Praias de Arribas)
- Praia de Vila Nova de Milfontes – Furnas (Praias de Rios)
- Praia do Guincho (Praias de Uso Desportivo)
- Praia do Porto Santo (Praias de Dunas)
- Ribeira – Albufeira do Azibo (Praias de Albufeiras e Lagoas)
Vencedores
Finalistas

Desde 2007 a Promover a Identidade Nacional
Desde 2007 que as 7 Maravilhas® divulgam e comunicam os valores positivos de uma Identidade Nacional forte – causas nacionais reconhecidas.
É através desta experiência na qual as pessoas participam ativamente nas votações e investem energia emocional, que criamos Memória Global.