Project Description

Falar da Chanfana é remeter para a genuinidade da cultura popular e para a cozinha de gentes pobres da Beira Litoral, já referenciada em escritos desde o sec. XVII (Miguel de Cervantes, Bocage, Nicolau Tolentino e Miguel Torga entre outros).

Trata-se de um prato indissociável das diferentes romarias destes municípios que pertencem à também denominada Região do Pinhal, e de muitas outras festividades (casamentos, baptizados, etc.). Os elementos endógenos fundamentais para uma boa confecção são a carne de cabra e aqui, a especificidade da alimentação do gado exerce larga influência na qualidade. A esta se associa o vinho carrascão, o forno de lenha e os caçoilos de barro preto (em processo de registo como IGP).

Composta por carne de cabra, uma cabeça de alho inteira, louro, banha de porco q.b., sal, colorau e vinho forte. Vai ao forno de lenha durante cerca de 4 horas em caçoilo de barro preto tapado. Serve-se acompanhada de batatas cozidas com pele e grelos. De referir ainda que a Chanfana se encontra em processo de qualificação pela marca ÉQualificado®.