Project Description

Depois do sucesso obtido com a eleição das Novas 7 Maravilhas do Mundo® e 7 Maravilhas de Portugal® em 2007 e 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo® em 2009, foram eleitas as 7 Maravilhas Naturais de Portugal®, reveladas a 11 de Setembro de 2010, em Ponta Delgada, nos Açores.

Segundo Bernard Weber, fundador da New 7 Wonders Foundation e criador deste movimento mundial, “se queremos salvar alguma coisa, primeiro precisamos de saber apreciá-la realmente”. O que nos é dado pela natureza e se perde é irrecuperável, devendo por isso ser ainda mais valorizado e estimado.

Em 2010 celebrou-se também o Ano Internacional da Biodiversidade e por isso toda esta temática teve uma atualidade acrescida.

A Declaração Oficial teve a assinatura da Franco Dragone Entertainment Group, das maiores produtoras de eventos do mundo, em co-produção com a Tavolanostra Eventos Globais. Este foi um espetáculo único, transmitido pela RTP 1 e RTP Internacional, que colocou os olhos do mundo nas imensas belezas naturais de Portugal.

 

O Comissário Nacional para as 7 Maravilhas Naturais de Portugal® voltou a ser António Vitorino, com Mariza e Pauleta enquanto Embaixadores da projeto.

A votação, auditada pela PwC, decorreu entre 7 de Março e 7 de Setembro de 2010 e foram registados 656.356 votos.

As eleitas por votação pública como as 7 Maravilhas Naturais de Portugal® são:

  1. Floresta Laurissilva (Florestas e Matas)
  2. Grutas de Mira D’Aire (Grutas e Cavernas)
  3. Lagoa das Sete Cidades (Zonas Aquáticas Não Marinhas)
  4. Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico (Grandes Relevos)
  5. Parque Nacional da Peneda-Gêres (Zonas Protegidas)
  6. Portinho da Arrábida (Praias e Falésias)
  7. Ria Formosa (Zonas Marinhas)
FINALISTAS
VENCEDORES

Vencedores

Finalistas

Desde 2007 a Promover a Identidade Nacional

Desde 2007 que as 7 Maravilhas® divulgam e comunicam os valores positivos de uma Identidade Nacional forte – causas nacionais reconhecidas.
Através desta experiência em que as pessoas gostam de participar ativamente nas votações, investem energia emocional e através dela criamos Memória Global.