Project Description

MESA DE MONTALEGRE

Freguesia: União de Freguesias de Montalegre e Padroso
Concelho: Montalegre
Região: Norte
Região Vinícola: Trás-os-Montes

Dizia o poeta que “todo o mundo é composto de mudança”. Tudo muda. Porém, as pessoas continuam a correr atrás dos sabores tradicionais cada vez mais difíceis de encontrar. Por isso, valerá a pena recordar um prato que faz toda a diferença. Chama-se “cozido à barrosã, com carnes de diferentes partes do porco (presunto, chouriça, chouriço, sangueira, salpicão, orelha, focinho, rabo, pé e farinhota) muita couve, cenoura, nabo, batata de Montalegre acompanhado por um bom vinho da região (Mont´alegre e Padre Fontes).

A entidade promotora da MESA DE MONTALEGRE é o MUNICÍPIO DE MONTALEGRE.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

No Barroso abundam os cereais, em especial o centeio, tradicional dos climas frios, que fazem nascer um paladar único para ser saboreado à mesa mais exigente.

“Entre…quem é?”, ouve quem nos bate à porta. É recebido com presunto fatiado, chouriça assada, alheira e omelete de chouriça que fazem as delicias de uma boa mesa barrosã.

Mesa composta por presunto, chouriça, chouriço, sangueira, salpicão, orelha, focinho, rabo, pé e farinhota. Um mundo de odores, só possíveis neste reino maravilhoso.

VINHOS E AZEITES

Vinho branco e tinto de qualidade com a marca Mont’alegre. Não conhece? Aceite o desafio. O sorriso final é garantido.

ROTEIROS

Fatia maior do único Parque Nacional, reserva da biosfera, é proposta com selo de garantia insuspeita. Património singular que corre pelas veias dos rios e albufeiras, que desabrocha o maior espanto.

Região de forte cariz tradicional, é terra que luta pela afirmação territorial através da organização de eventos únicos no país: “Sexta 13”, Mundial Rallycross e a Feira do Fumeiro.

Embarque no chão barrosão e, com ele, deixe-se enfeitiçar por esta terra de encantos onde o aroma da natureza é convite permanente ao deslumbre. O castelo da capital do misticismo é palco de encanto.