Project Description

O Douro é um território singular, com uma paisagem monumental resultante da acção conjugada do homem e da natureza. Aqui, as comunidades locais adaptaram-se às condições específicas do território, em muitos aspectos hostis à vida, transformando-as em factores de sobrevivência.

A construção da paisagem e o desenvolvimento de uma cultura regional centrada na vinha e no vinho, que fizeram do Douro a primeira região vitícola demarcada e regulamentada do mundo, não apagaram a força identitária dos elementos naturais.

Do rio que atravessa a região montanhosa. Dos solos pobres e pedregosos das encostas de xisto. De um ambiente de feição mediterrânica, que se sente no aroma da vegetação autóctone, no microclima, quente e seco, do vale vinhateiro, que contrasta com o das terras frias circundantes, nos ecossistemas que resistiram melhor à acção do homem.

A intensidade de cores, aromas e ambientes, a raridade de certas espécies e a importância que desempenham nos equilíbrios ecológicos locais, contribuindo para a sobrevivência de elementos da fauna selvagem, constituem valores insubstituíveis do património natural do Douro. Um território de biodiversidade, onde se distinguem ecossistemas específicos e paisagens diversas.