Project Description

Neste conjunto arquitetónico heterogéneo destacam-se as construções do período do Estado Novo, sobretudo o Pátio e Paço das Escolas, dominados pela célebre Torre da Universidade.

Foi o Paço das Escolas que juntou, em 1544, todas as faculdades da Universidade de Coimbra, após a instalação definitiva da Universidade nesta cidade, em 1537, pondo fim a uma itinerância no século XIV entre Lisboa e a Coimbra.

A partir de 1855, parte das suas instalações serviu como residência dos diversos reitores.

Entrando no Pátio das Escolas deparamos, ao lado direito, com a Via Latina, varanda de colunatas alterada na segunda metade do século XVIII. No centro desta ergue-se uma escadaria rematada por frontão triangular. No centro pode observar-se um medalhão com a figura de D. José I.

Através da Via Latina acede-se à Reitoria e suas dependências, reformuladas, na sua maior parte, na Reforma Pombalina de 1772, durante o reitorado de D. Francisco de Lemos.

Os Gerais ocuparam as antigas instalações da ala da rainha, objeto de remodelação nos finais do século XVII, relevos barrocos alusivos às várias disciplinas universitárias e esculpidos no topo das portas das salas de aula, obra executada por Claude Laprade.

Ex-libris da cidade de Coimbra é a Torre da Universidade, erguida num dos ângulos do Pátio das Escolas. Entre 1728 e 1733. Na parte superior estão os sinos, tendo desempenhado um deles, a Cabra, importante papel regulador da vida universitária e da própria cidade.

Fonte: site oficial do Visit Universidade de Coimbra