Project Description
MESA DE TOMAR / TEMPLÁRIOS
Mesa Finalista

Freguesia: União das Freguesias de Tomar
Concelho: Tomar
Região: Centro
Região Vinícola: Tejo
[rev_slider alias=”tomar” /]
No século XII, os Templários escolheram Tomar como seu reduto. Quando a Ordem foi extinta tendo continuidade na de Cristo, o concelho guardou ciosamente o tesouro templário: uma paisagem deslumbrante, um legado histórico excecional e um saber fazer único. É com base nessa herança que preparámos esta mesa.
No centro da refeição encontra-se o cabrito, prato dos dias festivos, temperado e assado de acordo com os preceitos tradicionais.
O pão, cozido em forno de lenha, evoca a força telúrica do lugar.
O vinho é Templário no nome mas também na fraternidade a que convida o seu excelso sabor.
O azeite convoca a tradição secular e o olival que povoava a antiga cerca dos freires de Cristo.
No Hotel dos Templários, de olhos postos no Castelo, revive-se o esplendor e a magia de Tomar medieval e manuelina.
E lá no topo de um dos Sete Montes, a fortaleza mandada construir por D. Gualdim Pais, amigo dileto de D. Afonso Henriques, em conjunto com o Convento de Cristo coroa a cidade, Património que é da Humanidade, mas também compêndio da História de Portugal.
Para celebrar a sua excelsa memória, Tomar recua no tempo e volta à época medieval todos os anos na Festa Templária.
A entidade promotora da MESA DOS TEMPLÁRIOS é o MUNICÍPIO DE TOMAR.
CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA
GASTRONOMIA
Em plena aldeia, o pão cozido em forno de lenha por José Manuel Ferreira segue os preceitos tradicionais e remete-nos, com o seu sabor e textura, para as melhores memórias de tempos antigos.
Na Lúria,o cabrito,após uma noite de tempero com pasta condimentada,é assado lentamente em forno a lenha,com batatas e chalotas.Vem acompanhado de arroz de miúdos do próprio animal e grelos cozidos.
VINHOS E AZEITES
O Convento de Tomar Reserva 2013, feito de Touriga Nacional,Cabernet Sauvignon e Syrah,estagia seis meses em barricas de carvalho e tem aroma a frutos negros maduros com notas florais e de especiarias.
O Azeite Sete Montes, produzido por Ferreira Gomes & Filhos , alia uma imagem moderna à sabedoria de séculos em que a oliveira foi cultivada no concelho e o azeite uma das suas principais riquezas.
ROTEIROS
Fundado em 1160,o Castelo Templário acolheu intra muros o Convento de Cristo com que hoje constituiu um monumento único,ícone da Portugalidade e classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.
Em Julho, Tomar acolhe as vivências da época medieval na Festa Templária que aproveita as condições únicas de uma cidade em que o património histórico ímpar e as condições naturais coabitam.
Situado em jardins exuberantes, o Hotel dos Templários apresenta quartos espaçosos de varandas com vista sobre o rio Nabão e o Mouchão Parque, aliando a arte de bem receber ao espírito do lugar.