Project Description

MESA DE REGUENGOS DE MONSARAZ / SABORES DE MONSARAZ

Freguesia: Monsaraz
Concelho: Reguengos de Monsaraz
Região: Alentejo
Região Vinícola: Alentejo

[rev_slider alias=”reguengos” /]

Mesa tradicional alentejana,enquadrada na sua paisagem, onde os produtos regionais são elementos dominantes. Salientamos tudo o que é tradicional podendo ver-se como base o pão alentejano,o queijo curado, salada de queijo fresco com agrião.

A mesa apresenta, ainda, as tradicionais migas de bacalhau vulgarmente chamadas de “migas gatas”, o cozido de grão tipicamente alentejano e por isso muito reconfortante, tendo na sua confecção o porco, a vitela, o borrego, os enchidos, as ervas aromáticas, tudo isto degustado com o bom vinho alentejano Monsaraz Reserva 2015 da CARMIM.

A disposição da mesa tem como vista de horizonte a bela Vila de Monsaraz e a barragem de Alqueva, paisagem que será o cenário para o Roteiro que apresentamos.

A entidade promotora da MESA DE REGUENGOS DE MONSARAZ / SABORES DE MONSARAZ é o Município de REGUENGOS DE MONSARAZ.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Pão tradicional de Monsaraz, padaria Gato.

Salada de queijo fresco com agrião, tendo como base, agrião e queijo fresco aromatizada com sal, pimenta e alho frito em azeite da CARMIM.

Migas de bacalhau, confecionadas com bacalhau, pão tradicional, alho e azeite da CARMIM.

Cozido de grão, tendo como base, grão, vitela, borrego, enchidos tradicionais, carne fresca de porco, feijão verde, cenoura, batata e ervas aromáticas, dando especial atenção à hortelã.

Queijo de ovelha curado da região.

VINHOS E AZEITES

Vinho tinto Monsaraz Reserva 2015 da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz.

ROTEIROS

Escritas de Pedra e cal – Sair de Monsaraz pela Porta da Vila até à Ermida de São Bento, passando pelo Convento da Orada, Cromeleque do Xerez, Ponte Romana da Pêga e Menir do Outeiro.