Project Description

MESA DE LOULÉ / TRADIÇÃO E CRIATIVIDADE À MESA

Freguesia: S. Sebastião
Concelho: Loulé
Região: Algarve
Região Vinícola: Algarve

Na Cidade de Loulé encontramos o icónico Café Calcinha, aberto em 1929 e que integra a «Rota dos Cafés de Portugal com História». Este espaço tem atualmente um menu atualizado por um curador para cada estação, que escolhe os pratos consoante a época, cruza saberes e sabores, da terra e do mar, da serra e do barrocal, saberes ancestrais, experiências únicas para deleite de todos. Destacam-se as papas de milho com berbigão, a cataplana de polvo com batata-doce e a galinha cerejada de Loulé.

Este café serve de elo de ligação ao projeto Loulé Criativo que disponibiliza, através da valorização dos recursos patrimoniais produtos criativos e diferenciadores do destino, alicerçados na autenticidade e na identidade dos recursos, que permitem partilhar a cultura e potenciar o saber-fazer, enquanto recursos para a criação de emprego e dinamização económica.

No interior, encontramos a Quinta da Tor, num lugar emblemático e repleto de charme em pleno barrocal algarvio. Na Serra do Caldeirão, onde o medronho é colhido à mão, destaca-se o medronho da destilaria tradicional do Medronho J.R biológico, onde os deliciosos frutos são fermentados, pela caldeira em cobre e aquecida a lenha.

A entidade promotora da LOULÉ TRADIÇÃO E CRIATIVIDADE À MESA  é o MUNICÍPIO DE LOULÉ.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Xerém tradicional conjugação de farinha de milho das terras do interior com os berbigões da Ria Formosa, mexida em lume brando numa voluptuosa e irresistível combinação.

Cataplana de Quarteira o polvo fresco, conjugado com a doçura da batata-doce, do barrocal, numa explosão de sabores intensos que desafiam o paladar, preparados numa tradicional cataplana de cobre.

A galinha cerejada de Loulé de criação caseira, é cerejada, com a pele bem tostada, crocante e da cor da cereja e era tradicionalmente consumida nas casas abastadas do campo.

VINHOS E AZEITES

Da Quinta da Tor, no barrocal, o microclima, as temperaturas baixas no inverno e quentes no verão, favorece boas e equilibradas maturações das cinco castas de tintos que esta terra tem para oferecer.

A Aguardente de Medronho JR, é um produto Biológico, devidamente certificado, pelas entidades reguladoras. Todo o processo de produção é tradicional, utilizando técnicas com mais de 40 anos.

ROTEIROS

O emblemático café Calcinha, adquirido pela autarquia e remodelado, atualmente, mais do que um ponto de encontro das gentes de Loulé, é uma referência ao nível da gastronomia e da cultura na cidade.

Loulé Criativo Turismo é uma oferta de atividades que permite à nova geração do turismo participar ativamente na cultura, tradições e modo de vida dos residentes, em interação com as gentes locais.